Página Inicial Fóruns FAQ Sisu, Prouni e Fies, entenda o que são e como funcionam.

Sisu, Prouni e Fies, entenda o que são e como funcionam.

Este tópico contém 0 resposta, possui 1 voz e foi atualizado pela última vez por  Murilo Alvares 10 meses atrás.

  • Autor
    Posts
  • #1754

    SISU 

     

    O Sistema de Seleção Unificada, que tem como sigla SISU, é um programa criado pelo Ministério da Educação, onde disponibiliza diversas vagas em universidades públicas de todo o Brasil. 

    É uma plataforma digital no ar desde janeiro de 2010 sendo desenvolvida pelo Ministério da Educação brasileiro e utilizada pelos estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para se inscreverem nas instituições de ensino superior que aderiram totalmente ou parcialmente, com uma certa porcentagem de suas vagas, à nota do ENEM como forma de ingresso, em substituição ao vestibular.

    O SISU classifica os candidatos com base unicamente em seu desempenho na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

    Para concorrer as vagas, o interessado terá de ter feito o ENEM e não ter tirado nota zero na redação. As inscrições são gratuitas, e ocorrem no site oficial do SISU.

    As inscrições acontecem duas vezes por ano, uma no início e outra na metade do ano e o candidato pode escolher até duas opções de cursos, bem como as instituições de ensino da sua preferência. 

     

     

    PROUNI

     

    Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei nº 11.096/2005 oferece em contrapartida, isenção de tributos àquelas instituições que aderem ao Programa.

    O Programa Universidade para Todos (Prouni), oferece anualmente bolsas de estudos para estudantes de baixa renda. Essas bolsas são parciais, e até mesmo integrais. As bolsas parciais, é quando o estudante precisa arcar com 50% das mensalidades do curso, em faculdades ou universidades particulares. 

    O Prouni, assim como o SISU, seleciona os candidatos com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Um dos requisitos, é ter feito pelo menos 450 pontos na prova, e não ter zerado a redação. 

    Para concorrer as bolsas oferecidas, o estudante deve realizar sua inscrição no próprio site do Prouni (clique aqui para ter acesso), podendo optar em até duas universidades e dois cursos desejados. 

    O Prouni é para estudantes que querem estudar em uma universidade particular, mas que não possuem condições financeiras. 

     

    FIES 

    Esse é um programa voltado unicamente para estudantes de baixa renda. Ao contrário do que muitos pensam, o FIES cobra juros, mas são baixos se comparados aos créditos estudantis oferecidos no mercado. 

    No Fies, o aluno só começa a pagar a dívida depois da formatura e pode ser diluída em vários anos. 

    Para participar deste programa, o interessado deve comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo 2,5 salários mínimos por pessoa. Além disso, ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com os critérios já citados nos tópicos anteriores. 

    As inscrições são realizadas pelo SisFies (Sistema Informatizado do Fies), disponível para acesso no site do próprio fies. Acesse clicando aqui

     

    Fontes:  https://sisu2018mec.com.br/diferencas-entre-sisu-prouni-e-fies/

                   http://prouniportal.mec.gov.br/o-programa

Você deve fazer login para responder a este tópico.

Sobre o (re)construindo saberes

O portal teve seu desenvolvimento iniciado em 2018 como pesquisa do Mestrado de Ensino e Suas Tecnologias do IFFluminense. Destina-se principalmente para estudantes ingressantes no Ensino Superior, ofertando entre outros, posts, FAQ e cursos na modalidade de Educação a Distância.

Categorias de cursos

Pessoas online

Não há usuários online neste momento

Validação de Certificado