Diante de comissão do Senado, ministro indica sete pontos centrais para melhorar a educação

Matéria publicada no Portal do MEC em 26 fev 2019.

O ministro da Educação, professor Ricardo Vélez Rodríguez, compareceu à audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, nesta terça-feira, 26, para falar sobre as diretrizes e os programas prioritários de sua pasta. Acompanhado de secretários e assessores, o ministro especificou para senadores e deputados, brevemente, os sete pontos que o governo considera centrais para melhorar a educação brasileira.

Para o ministro Ricardo Vélez, o primeiro ponto-chave para a educação é a política nacional de alfabetização. “Seguindo o discurso do presidente (Jair Bolsonaro), precisamos inverter o triângulo da educação. Hoje o ensino superior tem precedência orçamentária sobre a educação básica. Isso precisa mudar. Não é rápido, não é fácil, mas precisamos dar os primeiros passos. Por isso, escolhemos a elaboração de uma política nacional de alfabetização como nossa meta prioritária nestes 100 primeiros dias de governo”, afirmou.

Segundo o ministro, a má qualidade da alfabetização compromete todo o sistema de ensino em suas diferentes etapas e níveis. “Por que alfabetização? Porque ela é a cesta básica da educação. O Brasil, sistematicamente, tem apresentado índices muito ruins de alfabetização. Precisamos rever isso. O mais grave é que a falta de acesso à escola não é o principal motivo de as crianças não serem alfabetizadas”, continuou ele.

Veja a matéria completa em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/73751-diante-de-comissao-do-senado-ministro-indica-sete-pontos-centrais-para-melhorar-a-educacao

10 de março de 2019

Sobre o (re)construindo saberes

O portal teve seu desenvolvimento iniciado em 2018 como pesquisa do Mestrado de Ensino e Suas Tecnologias do IFFluminense. Destina-se principalmente para estudantes ingressantes no ensino superior, ofertando entre outros, posts, FAQ e cursos na modalidade de Educação a distância.

Categorias de cursos

Pessoas online

Não há usuários online neste momento

Validação de Certificado