Adultos aprendem a ler e escrever com ajuda de ‘professores’ adolescentes

Projetos como o “Eu te ensino, tu me ensinas” promove a participação de estudantes do Ensino Médio na alfabetização de adultos com baixa escolaridade

Matéria publicada no site Gazeta do Povo em 09 mar 2019.

“A meta do Brasil para acabar com o analfabetismo era até 2024, de acordo com o objetivo do Plano Nacional de Educação (PNE). Mas, a taxa da população que não sabe ler e escrever é de 7%, segundo dados do IBGE em 2017 – só 0,2% menor do que a registrada no ano anterior.

Apesar dos 11,5 milhões de pessoas analfabetas, há projetos que estão sendo realizados para além da esfera pública. É o caso do programa ‘Eu te ensino, tu me ensinas’, da Escola Castanheiras, na Grande São Paulo.

Lá, a estudante Beatriz Gau Ribeiro, 15 anos, que está no 2º ano do Ensino Médio, iniciou um projeto de apoio à alfabetização de dois funcionários. “No começo sentia medo, não sabia se estava ensinando direito ou confundindo a cabeça deles. Com o tempo, fui acostumando mais a fazer isso. Comecei com dois alunos e agora já estou um pouco mais relaxada”, relata a estudante.”


Veja a matéria completa em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/adultos-aprendem-a-ler-e-escrever-com-ajuda-de-professores-adolescentes-cdj7ngzgh62xswuaflgkcfu2v/

10 de março de 2019

0respostas em "Adultos aprendem a ler e escrever com ajuda de ‘professores’ adolescentes"

Deixe sua mensagem

Sobre o (re)construindo saberes

O portal teve seu desenvolvimento iniciado em 2018 como pesquisa do Mestrado de Ensino e Suas Tecnologias do IFFluminense. Destina-se principalmente para estudantes ingressantes no ensino superior, ofertando entre outros, posts, FAQ e cursos na modalidade de Educação a distância.

Categorias de cursos

Pessoas online

Não há usuários online neste momento

Validação de Certificado